NVIDIA lança notebooks com GPUs GeForce RTX Série 50
- Ju Puccia
- há 1 dia
- 5 min de leitura

A NVIDIA divulgou hoje (4), um blogpost com algumas novidades disponíveis para usuários de GPUs GeForce RTX Série 50, como a adição de suporte para um novo formato de cores em edição de vídeo no Adobe Premiere Pro e o lançamento oficial de notebooks equipados com GPUs GeForce RTX 5090 e RTX 5080 dedicadas. Confira todos os detalhes no texto abaixo:
Os fluxos de trabalho para edição de vídeo estão ficando muito mais coloridos.
A Adobe anunciou recentemente grandes atualizações para o Adobe Premiere Pro (beta) e o Adobe Media Encoder, incluindo suporte para edição de cores em vídeo 4:2:2 para PC.
O formato de cor 4:2:2 é um divisor de águas para editores de vídeo profissionais ao reter quase tanta informação de cor quanto o formato 4:4:4, ao mesmo tempo em que reduz muito o tamanho do arquivo. Isso melhora a gradação de cor e o chroma key, usando informações de cor para isolar uma faixa específica de matizes, tudo isso enquanto maximiza a eficiência e a qualidade das imagens.
Além disso, os novos notebooks NVIDIA equipados com GPUs GeForce RTX 5090 e 5080, desenvolvidos na arquitetura NVIDIA Blackwell, já estão disponíveis, garantindo mais desempenho e recursos avançados de IA em fluxos de trabalho de edição de vídeo e a formatação 4:2:2.
A Adobe e outros parceiros da indústria estão participando do NAB Show, um encontro de mais de 100.000 líderes da indústria de mídia e entretenimento que acontecerá entre os dias 5 e 9 de abril, em Las Vegas. Profissionais da área se reunirão para discutir as últimas tecnologias e tendências do mercado.
Jogue Algumas Cores no 4:2:2
As câmeras mais populares estão geralmente limitadas à compressão de cores no formato 4:2:0 e, por isso, capturam uma quantidade limitada de informações de cores. A formatação 4:2:0 é aceitável para reprodução de vídeo em navegadores, mas editores de vídeo profissionais contam, em sua maioria, com câmeras que capturam profundidade de cor em 4:2:2 com uma ótima precisão de cores, garantindo maior fidelidade de cores nas imagens.
O beta do Adobe Premiere Pro com compatibilidade ao formato 4:2:2 significa que os dados de vídeo agora podem fornecer o dobro de informações de cor com somente um aumento de 1,3x no tamanho do arquivo bruto em relação ao formato 4:2:0. Isso permite diversos benefícios importantes nos fluxos de trabalho de produção de vídeos profissionais, tais como:
Maior Precisão de Cores: O formato 4:2:2 de 10 bits retém mais informações de cores em comparação ao 4:2:0 de 8 bits, resultando em representação de cores mais precisa e melhores resultados de gradação de cores.

Mais Flexibilidade: os dados de cores extras permitem maior flexibilidade durante a correção e classificação das mesmas, possibilitando ajustes e correções mais sutis.
Detalhes Mais Aprimorados: O formato 4:2:2 é particularmente benéfico para keying, incluindo o uso de tela verde, pois permite uma extração mais limpa e precisa do objeto do fundo, bem como bordas mais limpas de pequenos objetos como cabelos.

Tamanhos De Arquivos Menores: Comparado com o formato 4:4:4, 4:2:2 reduz o tamanho dos arquivos sem afetar significativamente a qualidade da imagem, oferecendo um equilíbrio ideal entre qualidade e armazenamento.
A combinação do suporte ao 4:2:2 com o hardware NVIDIA aumenta as diversas possibilidades criativas.
Edição de Vídeo Avançada
Câmeras de nível profissional das principais marcas, em sua maioria, oferecem suporte aos formatos HEVC e H.264 10 bits 4:2:2 para oferecer uma qualidade de imagem superior, tamanhos de arquivo gerenciáveis e a flexibilidade necessária para produção de vídeo profissional.
As GPUs GeForce RTX Série 50, quando utilizadas com o Microsoft Windows 11, conseguem acelerar a decodificação alimentada por GPU nos formatos HEVC e H.264 10 bits 4:2:2.
A decodificação alimentada por GPU permite uma reprodução mais rápida que o tempo real, sem interrupções, a capacidade de trabalhar com mídia original da câmera em vez de proxies, resposta mais suave da timeline e carga reduzida da CPU, liberando recursos do sistema para fluxos de trabalho de diversos aplicativos e tarefas criativas.
O hardware das GPUs GeForce RTX Série 50 compatível com 4:2:2 pode decodificar até seis fontes de vídeo 4K de 60 FPS em um PC studio com uma GeForce RTX 5090, permitindo fluxos de trabalho suaves de edição de vídeo com várias câmeras no Adobe Premiere Pro.
As exportações de vídeo também são aceleradas com o codificador de nona geração e o decodificador de sexta geração da NVIDIA.

Nas GPUs GeForce RTX Série 50, o encoder de nona geração da NVIDIA, NVENC, oferece uma atualização de 8% BD-BR na eficiência de codificação de vídeo ao exportar para HEVC no Premiere Pro.
Acelerado pela IA da Adobe
A Adobe oferece uma gama impressionante de recursos avançados com IA para auxiliar na geração de ideias, permitindo processos simplificados, produtividade aprimorada e oportunidades para explorar novos caminhos artísticos, tudo acelerado pelas GPUs NVIDIA GeForce RTX.
Por exemplo, o Adobe Media Intelligence, um recurso do Premiere Pro (beta) e do After Effects (beta), utiliza Inteligência Artificial para analisar filmagens e aplicar tags semânticas aos clipes. Isso permite que os usuários encontrem filmagens específicas de forma mais fácil e rápida, descrevendo seu conteúdo, incluindo objetos, locais, ângulos de câmera e até mesmo palavras faladas de forma transcrita.
O Media Intelligence é executado 30% mais rápido em GPUs para notebook GeForce RTX 5090 em comparação com a GPU GeForce RTX 4090 dedicada.
Além disso, o recurso Enhance Speech no Premiere Pro (beta) melhora a qualidade da fala gravada ao filtrar ruídos indesejados e tornar o som do áudio mais claro e profissional. O Enhance Speech roda 7x mais rápido em uma GPU GeForce RTX 5090 dedicada para notebooks em comparação com o MacBook Pro M4 Max.
Visite o site do Premiere Pro da Adobe para baixar uma versão de avaliação gratuita do beta e explorar a série de recursos com tecnologia de IA nos aplicativos Adobe Creative Cloud e Substance 3D.
Liberte as Infinitas Possiblidades
Os notebooks GeForce RTX Série 50 equipados com GPUs RTX 5090 e RTX 5080 oferecem o maior salto geracional em desempenho portátil para criação, jogos e tudo relacionado à IA.
Eles podem executar modelos criativos de IA generativa, como o Flux, até 2x mais rápido em um menor espaço de memória, em comparação com a geração anterior.
Os encoders de nona geração da NVIDIA mencionados anteriormente elevam os fluxos de trabalho de edição de vídeo e transmissão ao vivo, além de permitirem o acesso à tecnologia NVIDIA DLSS 4 e até 24 GB de VRAM para lidar com grandes projetos 3D.
As tecnologias NVIDIA Max-Q utilizam IA para otimizar todos os aspectos de um notebook, como GPU, CPU, memória, sistemas térmicos, software, tela e muito mais, para oferecer desempenho e duração de bateria incríveis em dispositivos finos e silenciosos.
Todos os notebooks equipados com GPUs GeForce RTX Série 50 incluem otimizações da plataforma NVIDIA Studio, com mais de 130 aplicativos de criação de conteúdo acelerados por GPU e ferramentas exclusivas NVIDIA Studio, incluindo drivers testados extensivamente para melhorar o desempenho e maximizar a estabilidade em aplicativos criativos populares.

Use o localizador de produtos da NVIDIA para pesquisar os notebooks equipados com GPUs GeForce RTX Série 50 disponíveis com especificações completas.
SIGA TAMBÉM AS REDES SOCIAIS DO TME GAMES:
Comments